Como desentupir os canos? Que produtos posso utilizar?





Já todos nós tivemos um cano entupido em casa. Não é uma situação agradável, acontece sempre nos piores momentos, e quase sempre acaba no Google à procura da melhor forma de desentupir o cano. A boa notícia é que, se precisa de desentupir os canos, não é uma tarefa difícil.


Basicamente, há duas formas de desentupir os canos. Quando se trata do cano do lava-loiças, por exemplo, o mais comum é utilizar produtos químicos para dissolver o que está a entupir o cano. Pode utilizar os produtos que se costumam ver à venda nos supermercados, soda cáustica, água a ferver e até coca-cola. Deixe o produto actuar durante meia hora e depois passe por água corrente.


No caso do cano continuar entupido, então o passo seguinte é tentar desentupir o sifão. Procure o sifão, abra-o e verifique o seu estado. Se estiver cheio, precisa de o limpar. Pode fazer isto manualmente, com a ajuda de uma colher (por exemplo). Pegue num saco de plástico para proteger a mão e… boa sorte! Ninguém gosta de limpar o sifão, mas quase de certeza que vai resolver o problema.


No caso da limpeza do sifão não ser o suficiente para desentupir o cano, tem um problema. O mais provável é a canalização estar entupida noutro ponto, e vai precisar de uma mola desentupidora para retirar a sujidade. Este é o mesmo método que deve usar para os canos em que não é possível aplicar um produto químico, como os canos da máquina de lavar a roupa ou a máquina de lavar a loiça.

Como não é provável que tenha uma mola ou um desentupidor de arame, está na hora de procurar um picheleiro para limpar a canalização. Em alguns casos, estes profissionais também têm uma bomba para desentupir o cano mais rápido. Geralmente este método é o último recurso. Mas lembre-se que, por mais entupido que o cano pareça, há sempre uma solução!

Comentários