3 Dicas para desentupir os canos de casa de forma rápida e eficaz





Não há absolutamente ninguém no mundo inteiro a quem nunca tenha acontecido. Os canos entupidos são um problema, mas nem sempre é preciso chamar um profissional de emergência para resolver o assunto. Se a quarentena o deixou mais DIY, aqui ficam 3 dicas para desentupir os canos da casa!


Coca-cola


De certeza que já ouviu dizer que a coca-cola é boa para desentupir canos, mas pode ter achado que era mito. Pois bem, não é. Isso acontece porque a coca-cola tem vários ácidos na sua lista de ingredientes, incluindo ácido fosfórico. Em pequenas quantidades, este ácido não faz mal à nossa saúde, mas em grandes quantidades pode actuar como um desentupidor de canos! Claro que a coca-cola não vai ser mais eficaz do que um produto próprio para o efeito, mas se não tiver mais nada em casa… é a sua melhor aposta.


Soda cáustica (hidróxido de sódio)


A maioria dos desentupidores que vemos à venda no supermercado são concentrados de soda cáustica, que também é um ácido. A soda cáustica é particularmente eficiente a dissolver as gorduras, por isso é uma boa opção para desentupir o lava-loiças (use 2-3 colheres para 3-4 litros de água). No entanto, lembre-se que a soda é extremamente corrosiva, portanto deve usar este produto e quaisquer detergentes à base de soda com cuidado – siga sempre as instruções da embalagem. É recomendável usar luvas e protecção para os olhos, deixar actuar durante 30 minutos (ausente-se do compartimento e deixe-o arejar) e depois deixar passar água corrente em abundância.


Limpe o cano


Por vezes, pode haver um objecto a bloquear o cano (talheres, novelos de cabelo, joalharia, sujidade acumulada) . Nesse caso, ponha um balde por baixo do lava-loiças ou do lavatório, abra o cano, e comece a limpá-lo. Depois de limpar os tubos, volte a fechar o tubo. Vale a pena verificar também o sifão, pois se o cano está sujo… é provável que o sifão também esteja a ponto de entupir.
Nada disto funcionou? Hora de chamar a Fixando. Procure um piquete de uma empresa de desentupimentos e preços de serviços para a casa para abrir os tubos e os sifões. Tudo se resolve!

Comentários