Como reparar enroladores estores e fitas?

Infelizmente, as fitas dos estores avariam com alguma facilidade. No entanto, nem sempre é preciso estar a chamar um especialista para reparar estores de rolo. Hoje deixo aqui o passo a passo para reparar fitas de estores e estores de rolo!





Como substituir a fita do estore?


A fita do estore é muito fácil de substituir. Se a fita da persiana estragou, peça a altura da persiana. A seguir, multiplique por 2.5, que é o tamanho que ela precisa de ter para rodar. Depois, vá a uma drogaria a uma loja de bricolage e compre a fita do tamanho certo.


Agora que já tem a fita, só precisa de desapertar os parafusos da gaveta (ou seja, a zona da janela onde puxa a fita), tirar a fita velha e substituir pela nova. No fim, volte a aparafusar tudo e veja se a fita corre bem. Em princípio, já está! 


É possível reparar uma persiana partida?


Depende. Para reparar uma persiana partida, tem de abrir a caixa do estore. A seguir, vá retirando as lâminas partidas uma por uma até chegar à lâmina que está partida. Depois, só tem de encaixar uma lâmpada compatível e voltar a encaixar tudo de novo.


Qual é a dificuldade? Várias. Em primeiro lugar, é difícil encontrar lâminas (a que algumas pessoas também chamam réguas) compatíveis com as persianas antigas. Em segundo lugar, se a lâmina partida estiver a meio da persiana, é difícil encaixar tudo de novo.


Por isso, no caso da persiana estar muito danificada, pode ser preferível colocar um estore novo. 


Como limpar a persiana?


Há pouco falava na importância de limpar as persianas. Ocasionalmente, as persianas podem deslizar pior se houver muita sujidade acumulada, nomeadamente penas de pássaros, dejectos de pássaros ou musgo, algo que é muito comum em zonas húmidas.


Se acha que este pode ser o motivo para a persiana não deslizar bem, tenho boas notícias: é muito fácil fazer a limpeza da persiana. Basta usar uma esponja com água quente para retirar a gordura. No caso de ter muitos insectos, o melhor é usar um desinfectante mais poderoso.


A seguir, volte a passar a esponja com água para retirar o detergente e evitar que solidifique entre as lâminas da persiana. E já está! Se fizer isto num dia de calor, a água seca logo e a persiana fica muito melhor. Espere que a persiana seque para aplicar o lubrificante.


É possível reparar uma persiana caída?


Se a persiana caiu, pode ser apenas um problema com a fita. Mas, se mesmo assim não resolveu, pode ser um problema com a polia, que é a peça onde enrola. A polia vai-se desgastando com o tempo e deixa de ligar bem a persiana ao eixo.


Nesse caso, precisa de limpar a persiana e a polia. A seguir, reveja as ligações da polia e lubrifique a persiana. O lubrificante facilita a rodagem da persiana, protege as peças e evita ruídos ao abrir e fechar a persiana. 


Contudo, é possível que a polia esteja partida. Se estamos a falar de uma persiana mesmo muito antiga, não vale a pena tentar reparar. Tem de trocar o estore, incluindo a polia e os êmbolos. Por isso, chame um profissional para fazer a reparação do estore.


É muito caro reparar a persiana?


Neste blog, gosto sempre de dar dicas e truques para resolver pequenos problemas em casa sozinho. No entanto, se não está a conseguir reparar a persiana, clique aqui para descobrir os preços de reparação de estores.


Há muitos motivos para precisar de ajuda para reparar a persiana. Pode ter falta de tempo, pode não ter as ferramentas correctas e até pode ter medo de alturas e não conseguir chegar à caixa de estore.


Além disso, se precisar de instalar um estore novo, não é fácil. Não há problema nenhum em chamar um profissional quando é necessário! 


Comentários

Mensagens populares