Como evitar um entupimento em casa?

Ninguém está livre de ter um entupimento em casa. E, infelizmente, é sempre uma situação desagradável. Ou porque o lava-loiças não escoa, ou porque a sanita está entupida, ou porque a banheira fica uma piscina, é sempre uma situação que gera maus odores e não é simples de resolver. No entanto, vamos às boas notícias: há muitos métodos para evitar um entupimento em casa. 





1. Não colocar resíduos sólidos na sanita


Uma das melhores formas de evitar um entupimento em casa é não deitar resíduos sólidos na sanita. Restos de cabelos, restos de comida, toalhitas, fraldas, pensos higiénicos e outras coisas sólidas que não se dissolvem na água acabam por entupir a sanita. Por isso, por mais simples que pareça deitar tudo na sanita no momento, garanto que não vale a pena o trabalho que vai dar no futuro. 



2. Limpar os pratos depois de comer


Antes pôr os pratos na máquina de lavar a loiça, retire os restos de comida e de gordura. A gordura não se dissolve com a água, por isso ao longo do tempo  acumula-se nos canos, o que pode causar entupimentos. Da mesma forma, os restos de comida podem fazer com que o lava-loiças e a máquina entupam, por isso tenha atenção aos grãozinhos de arroz, sementes, etc. Antes de lavar, passe um guardanapo nos pratos.



3. Retirar o pêlo dos animais antes de usar a máquina da roupa


Tem gatos e cães em casa? Então, passe um rolo pela roupa antes de pôr as coisas na máquina. Infelizmente, os pêlos dos animais podem entupir os canos. Embora nem sempre se note na máquina, muitas vezes os pêlos acabam por circular nos canos até entupirem o sifão. Se vai lavar roupa de animais ou transportadoras na máquina, também as deve limpar com cuidado antes de pôr no tambor.


4. Não despejar restos de óleo ou gordura na sanita


Já dissemos acima que a água não dissolve completamente a gordura. Por isso, tal como tem cuidado no lava-loiças e na máquina de lavar a loiça, também deve ter cuidado e não deitar óleo usado ou comida com muita gordura na sanita. Em vez disso, coloque o óleo usado numa garrafa velha e entregue-o no oleão. Se deitar na sanita, corre o risco da gordura ir solidificando nos canos até causar um entupimento.



5. Fazer uma limpeza regular aos canos


Outra dica para evitar entupimentos em casa é limpar os canos de vez em quando. E não, não estou a falar daqueles produtos que se vendem no supermercado – esses são bastante corrosivos, por isso não deve usá-los mais do que duas vezes por ano. No entanto, pode experimentar limpar com produtos naturais, como água quente, que é excelente para derreter a gordura. Além disso, abra o ralo do lava-loiças, dos lavatórios e da banheira para retirar restos de sabão, comida, cabelos, etc. 


6. Chamar um desentupidor


Por falar em métodos de desentupimento naturais, às vezes é “pior a emenda que o soneto”. Ao tentar desentupir os canos com produtos desadequados, pode estar a piorar a situação. Se a água está a vir para cima, ou se não nota qualquer melhoria no entupimento, chame um profissional. Basta clicar aqui para encontrar um canalizador perto de mim


7. Não usar detergente a mais 


Se acha que a roupa e a loiça ficam “mais limpas” se deitar mais detergente, está enganado. Nunca deve deitar mais detergente que o necessário para não provocar o desgaste dos componentes das máquinas. Além disso, o detergente em pó pode acumular-se nos tubos de casa. Por isso, recomendo usar detergente líquido ou detergente em cápsulas.


8. Trocar os canos antigos se houver alterações na água


Na pior das hipóteses, os canos antigos podem causar fugas de água. Por isso, deixo já aqui o contacto para reparar fugas de água. No entanto, antes de chegar a esse estado, é possível que comecem a entupir com mais facilidade. Os canos antigos têm muita sujidade acumulada, incluindo poeiras, restos de metais, comida e gordura solidificada de décadas, etc. Para os mais atrevidos, aqui fica o link para aprenderem a reparar fugas de água.


Comentários

Mensagens populares