Problemas Eléctricos Comuns no Inverno e Como Resolvê-los


Com a chegada do inverno, a maioria dos portugueses recorre aos aquecedores eléctricos para manter a casa quente. E é aí que começam os problemas! Desde falhas nas instalações elétricas até problemas com aparelhos específicos, é fundamental estar ciente dos problemas eléctricos comuns que podem surgir durante a estação mais fria do ano. Vamos então explicar quais são os problemas eléctricos comuns no Inverno e como os resolver para garantir que a sua casa está segura e bem preparada para o Inverno!


1. O quadro passa a vida a “saltar”


Durante o inverno, usamos mais electricidade. Ligamos os aquecedores, o desumidificador, usamos mais energia para aquecer a água, fazemos pratos que ficam mais tempo no fogão e no forno. E, no meio de tudo isso, é normal que o sistema eléctrico não aguente. O quadro pode “saltar” e a luz vai abaixo.


Caso isso aconteça, o mais provável é não ter potência contratada suficiente em casa, ou ter uma instalação eléctrica antiga com cabos inadequados. Se precisar de fazer uma revisão da instalação eléctrica ou de remodelar a instalação, encontre aqui electricistas no Porto ou electricistas em Lisboa.


2. Problemas com aquecedores eléctricos


Os aquecedores eléctricos são essenciais no inverno, mas podem apresentar problemas que afectam o seu desempenho, especialmente sobreaquecimento. Às vezes, até há aquecedores que começam a queimar! Por isso, há algumas coisas que deve fazer para prevenir os problemas com aquecedores.


Um primeiro passo é limpar os aquecedores, incluindo por dentro. Convém limpar os filtros e tirar o pó e o cotão acumulado nas grelhas. Para aquecedores maiores, também precisa de verificar o termostato. (O termostato do termoacumulador também deve ser regulado e revisto nesta altura do ano.)


3. Lâmpadas a fundir


As lâmpadas tendem a queimar mais frequentemente no Inverno porque estamos sempre a acender e a apagar as luzes, mesmo durante o dia. Além disso, a temperatura fria pode afectar os cabos e os fios eléctricos. A nossa recomendação é que troque as lâmpadas tradicionais por LEDs, que são mais duráveis e mais eficientes. 


4. Avarias em tomadas externas


Se a sua casa tem tomadas na varanda ou na marquise, é possível que sejam afectadas pelo frio. Portanto, recomendamos que verifique se os cabos externos e as extensões estão bem isolados e capazes de resistir às condições climáticas. Há protectores próprios para tomadas externas. 


5. Não deixe o carro eléctrico no exterior


Não é bem uma avaria eléctrica em casa, mas serve de exemplo para mostrar que a temperatura fria afecta os sistemas eléctricos e as baterias. Os carros eléctricos podem perder até 18.5% de autonomia nas temperaturas frias e demoram mais a carregar.  Por isso, é recomendável não deixar o carro no exterior e carregar o carro num local com uma temperatura amena (entre os 10 e os 30ºC). 


6. Poupe energia no Inverno


Outra forma de evitar os problemas eléctricos no Inverno é evitar usar demasiados electrodomésticos de uma vez e levar o sistema ao limite. Além disso, ao poupar energia também poupa na factura da luz! Veja aqui algumas formas de economizar energia no Inverno.


Como vê, há muitos problemas eléctricos que são mais frequentes no Inverno. Em primeiro lugar, os aparelhos podem ficar expostos a temperaturas muito frias no exterior ou dentro de sua casa. Depois, é possível que a instalação eléctrica de sua casa já seja antiga e não seja suficiente para aguentar os picos de energia.


Por fim, temos outros problemas que se devem à nossa utilização dos electrodomésticos. Optimizar o uso dos aquecedores, por exemplo, é uma excelente forma de prevenir problemas no Inverno. Por isso, invista na remodelação da instalação eléctrica e no isolamento térmico para poupar energia e prevenir problemas.

Comentários