Os benefícios de instalar placas de isolamento térmico em casa: economia de energia e conforto térmico



De certeza que já ouviu falar no sistema de capoto. O que talvez não saiba é que o capoto são placas ETICs, que combinam várias camadas e vários materiais para melhorar o isolamento térmico. No entanto, há vários tipos de isolamentos térmicos. Há muitas placas de isolamento térmico, nomeadamente em poliestireno e poliuretano, assim como em lã de rocha (lã mineral) e lã de vidro. 


Neste artigo, explicamos todos os benefícios do isolamento térmico:



  • usar placas isolantes reduz as pontes térmicas entre a sua casa e o exterior. Por outras palavras, há menos trocas de calor entre a sua casa e o exterior. Isso significa que, no Inverno, perde menos calor pelas paredes e pelas janelas e, portanto, o aquecimento é mais eficiente. No Verão, entra menos calor vindo do exterior e, assim, a casa também se mantém mais fresca. Este é o principal benefício de instalar isolamento térmico em casa. 



  • melhoria do certificado energético da casa. Se melhora o isolamento térmico e diminui a quantidade de energia que consome anualmente para aquecer e arrefecer a casa, então é claro que as placas de isolamento térmico vão influenciar (positivamente) o certificado energético da casa. Por isso, se estiver a pensar em vender ou alugar um imóvel, vai valorizar a casa e, provavelmente, consegue o retorno do investimento. 


  • o sistema de ETICS, mais conhecido por “capoto”, tem uma enorme variedade de acabamentanos. Portanto, se a sua preocupação for manter o aspecto da fachada do prédio (que, por lei, só se pode alterar com autorização expressa da câmara), não tem de se preocupar. É possível colocar capoto em qualquer prédio sem alterar a fachada. No entanto, se tem dúvidas, encontre aqui uma empresa que instale capoto. Aproveite e informe-se também do preço para isolamentos térmicos.


  • se não for possível aplicar capoto, há mais alternativas. Graças à técnica de “isolamento por sopro da cavidade”, podem-se colocar materiais de isolamento (geralmente em forma de mantas e não de placas) entre a parede dupla do prédio, tanto nas paredes como na cobertura. Estes materiais de isolamento também diminuem as perdas de calor, ajudam a isolar o barulho e conservam quase todos os benefícios das placas.


  • os materiais de isolamento térmico são bastante resistentes e duráveis, com vidas úteis de 50-60 anos. É possível que dentro de 60 anos haja materiais ainda mais eficientes para isolar a sua casa! Mas, entretanto, não tem de se preocupar nem andar a fazer obras todos os anos – como acontece com materiais, como tiras e fita isolanetes, que só “remedeiam” o problema. As placas de isolamento ficam para durar!


  • não são inflamáveis e protegem a casa das tempestades. Embora não seja a principal vantagem de colocar capoto ou isolamento térmico na fachada, é um benefício extra muito interessante. As placas térmicas são altamente resistentes, o que significa que protegem o edifício contra as intempéries, os raios UV e outros agentes poluidores.  Além disso, não são inflamáveis e ajudam a evitar que um fogo se propague por todo o edifício.


  • diminui consideravelmente a humidade por condensação, o que também aumenta o conforto térmico no interior. A humidade por condesação aparece próximo das janelas devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior. Ao diminui as pontes térmicas, reduz este problema. A humidade relativa no interior baixa, reduz o cheiro a bolor e elimina os bolores que se costumam formar nestas zonas.


é uma opção sustentável e amiga do ambiente, porque a maioria das placas térmicas são fabricadas em PE e PU reciclados, e podem ser recicladas novamente no fim da sua vida útil. Assim sendo, acaba por ser uma opção mais amiga do ambiente do que, por exemplo, os tijolos térmicos. E claro, como poupa energia para aquecer a casa… também diminui a sua pegada ecológica anual!

Comentários

Mensagens populares