Quadro elétrico vs Certificado Energético, tem impacto?


Não. Mudar o seu quadro eléctrico não influencia em nada o seu certificado energético. O certificado energético avalia o desempenho energético da sua moradia ou apartamento. Por outras palavras, calcula quanta energia precisa anualmente para o aquecimento das águas quentes sanitárias e para manter o conforto térmico dentro de casa.


Por isso, estas são as coisas que podem influenciar (para bem) o resultado do certificado energético: 


  • energias renováveis, por exemplo a instalação de painéis solares;

  • bombas de calor para o aquecimento de águas quentes sanitárias;

  • janelas duplas ou triplas, com vidro duplo de corte térmico; 

  • isolamento térmico nas paredes com sistema de capoto ou semelhante;

  • isolamento térmico nos tectos, sobretudo nos últimos pisos.


No certificado energético, o perito também vai indicar algumas medidas para  melhorar o desempenho energético da sua casa, o investimento esperado e uma expectativa de poupança anual. Mas, se está preocupado com o resultado do certificado, o melhor é falar com um técnico especialista com antecedência.


Assim, pode tomar algumas medidas que vão garantir um desempenho maior e valorizar a sua casa (especialmente se planeia vender ou alugar). Se não sabe por onde começar, clique aqui para encontrar técnicos especialistas e obter um certificado energético em Évora. Em questão de poucos minutos, pode combinar uma visita técnica!


Em relação ao tema original da electricidade: embora não influencie a classificação que obtém no certificado energético, é sempre bom dar uma olhada na electricidade para garantir que toda a instalação está segura. Contudo, lembre-se que para mexer no quadro eléctrico tem de contratar um electricista certificado. Veja o preço de mudar o quadro eléctrico.

Comentários