A importância da ética e da conduta profissional para advogados



Ética vem do grego “ethos”, que significa “hábito, costume, uso”. Hoje em dia, usamos a palavra “ética” para nos referir ao conjunto de regras e condutas de um indivíduo ou grupo social. Em Filosofia, a ética estuda os fundamentos da moral e procura discernir o bem do mal.


As leis do nosso país baseiam-se nessa ética, naquilo que entendemos como sendo o “bem” e o “mal”. Uma vez em que algumas profissões a fronteira entre o bem e o mal é ténue, existem códigos deontológicos que regem a profissão. Os advogados regem-se por este Código Deontológico.


Por exemplo, não é ético que um advogado partilhe detalhes de um caso com outras pessoas – por isso existe o dever do sigilo profissional. Por outro lado, o advogado nunca se pode esquecer do seu papel na sociedade e na comunidade como um todo. A ética nunca pode ser superficial.


Em resumo, o sucesso de um advogado não se pode medir apenas nos casos que vence ou perde em tribunal. Existe um compromisso com o bem comum da sociedade, pelo que o advogado deve agir sempre em boa consciência, apoiado pela lei e pelo seu código deontológico.


É de ressalvar que este código ético deve acompanhar o advogado em todo o tipo de casos, não só nos criminais. A Ordem dos Advogados, por exemplo, tem um código de ética para advogados de empresas.


Se precisa de um advogado, encontre aqui advogados no Porto e advogados em Lisboa. E, já que falamos em advogados, deixamos aqui algumas dicas sobre como escolher o melhor advogado para o seu caso.

Comentários