7 Ingredientes essenciais para uma limpeza sustentável



Os ingredientes naturais são mais amigos do ambiente e da nossa carteira. Se quer poupar na limpeza da casa, evite os detergentes mais tóxicos e comece a limpar com estes produtos que de certeza que já tem na sua despensa!

Vinagre

O vinagre é um anti-fúngico natural, que também actua como desengordurante. Por isso, pode usar o vinagre para limpar os electrodomésticos, a casa de banho, as juntas dos azulejos e muito mais! O ideal é usar vinagre de vinho branco, que tem um pH mais ácido, mas muitas vezes o vinagre de maçã é o suficiente.

Água oxigenada

A água oxigenada é outro produto essencial para uma limpeza sustentável. Pode usar a água oxigenada como desinfectante (junte à máquina de lavar a roupa dos animais, por exemplo) e para diluir manchas frescas, nomeadamente de sangue. Deite a água por cima da mancha até ficar efervescente e depois esfregue.

Limão

Tal como o vinagre, o limão é ácido e pode actuar como um desinfectante natural. Use o sumo de limão para limpar superfícies da cozinha, incluindo as tábuas de madeira. Dica extra: se não gosta do cheiro a vinagre depois de limpar, misture com uma raspa de limão!

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro ingrediente natural que aparece sempre nas receitas de limpeza sustentável. Pode fazer pastas de bicarbonato e água, bicarbonato e vinagre ou bicarbonato e limão para remover a sujidade encrustada e para limpar as juntas dos azulejos.

Coca-cola

Okay, a coca-cola não é bem um ingrediente natural, mas é um ingrediente da despensa! Já todos ouvimos o mito urbano de que a coca-cola é boa limpar os canos… só que não é bem mito! A coca-cola pode mesmo ser usada para desentupir os canos sem recorrer aos produtos tóxicos do supermercado.

Sal

O sal é mais abrasivo do que o bicarbonato de sódio, porque pode até riscar a pedra natural e as placas de vitrocerâmica. No entanto, no caso de não ter bicarbonato, pode substituir por sal para limpar o fundo das panelas e as tábuas de madeira. De recordar ainda que o sal pode ser usado para desinfectar as frutas e os legumes.

Água

E por último… a água! Às vezes, um pano húmido com água morna é o suficiente para dar outro aspecto à cozinha, por exemplo. Em vez de estar sempre a usar químicos e a gastar dinheiro em sprays, experimente o maravilhoso poder da água da torneira!
 
Já conhecia o potencial destes ingredientes para uma limpeza sustentável? Costuma tê-los por casa? Se precisa de ajuda a pôr tudo em ordem, encontre aqui serviços de limpezas domésticas em Braga e limpezas domésticas em Setúbal.


Comentários