Casa húmida e fria? Como reduzir a humidade em casa





Infelizmente, as casas Portuguesas são das mais húmidas da Europa. Só no Chipre há mais pessoas a queixar-se da água que entra pelo tecto, da humidade nas paredes, dos soalhos e das caixilharias podres. Apesar de sermos um dos países com mais horas de Sol por ano, mais de um quinto dos Portugueses queixa-seda humidade em casa e da falta de luz. Então, o que podemos fazer para reduzir a humidade e deixar a casa mais confortável?

Usar um desumidificador

Uma das primeiras medidas que pode tomar para reduzir a humidade em casa é comprar um desumidificador. O desumidificador vai ajudar a retirar humidade das divisões onde nota mais a humidade a entrar pelas paredes e pelas janelas, por isso é um “must” nas zonas com mais precipitação. Além disso, não precisa de fazer obras em casa e o preço é relativamente acessível.

Extractor na casa da banho e na cozinha

A cozinha e as casas de banho são zonas onde se concentra o vapor de água, o que leva à condensação nos tectos. Se a sua casa já é húmida, esta condensação não vai ajudar… Portanto, o ideal é ligar o exaustor sempre que cozinha e, se possível, abrir as janelas para que os vapores não se concentrem dentro de casa. Na casa de banho, que costuma ser interior, instale um extractor mecânico. No caso de começar a haver acumulação de condensação (que geralmente fica com uma cor azulada), convém limpar de imediato com produtos próprios. Procure aqui limpezas domésticas em Setúbal e limpezas domésticas em Braga.

Colocar um tecto falso

Se a sua casa é um último piso, colocar um tecto falso vai ajudar a isolar melhor a casa e a evitar que entre frio pelo telhado ou pela cobertura. O tecto falso pode ser construído em gesso cartonado (pladur) e pode esconder uma camada extra de isolante, como lã mineral ou lã de rocha. O tecto falso também tem a vantagem de isolar melhor o ruído, que é outra queixa comum.

Remodelar o exterior do edifício

Muito se fala em melhorar as janelas das casas, mas mudar as janelas tem resultados limitados se não houver uma remodelação profunda do edifício. Aproveite a assembleia de condóminos de 2023 para falar da possibilidade em intervir nas fachadas do seu prédio, de modo a colocar um material isolante em todas as fachadas e aumentar a eficiência energética.

Comentários