Como proceder à limpeza de gorduras do exaustor?





O exaustor da cozinha é um electrodoméstico fundamental para quem vive em apartamentos pequenos. Mas, quando o filtro do exaustor começa a acumular gorduras, é normal que a capacidade de extracção diminua. Por isso, começa a sentir o cheiro da comida a propagar-se pela casa, o vapor de água a acumular-se no tecto, etc. Veja como proceder à limpeza de gorduras do exaustor:

1. Faça uma limpeza regular

Em vez de fazer uma limpeza profunda quando já não há muito a fazer, tente limpar o exaustor regularmente. Se precisa de ajuda com a lida da casa, encontre limpezas domésticas em Braga e limpezas domésticas em Setúbal para agendar uma limpeza semanal, quinzenal ou mensal.

2. Deixe o vapor de água funcionar

Uma das formas mais simples de limpar o seu exaustor é pôr uma panela de água a ferver com vinagre e sumo de limão. O vapor libertado por esta emulsão vai “amolecer” e “descolar” a gordura do exaustor (da mesma forma que usa água quente para limpar os pratos, por exemplo).

3. Desmonte o exaustor

Desligue a electricidade no quadro da cozinha. Quando o exaustor arrefecer, tire-o para fora. Agora, já pode desmontar o exaustor para conseguir limpar as grelhas e o filtro.

4. Mãos à obra

É altura de esfregar as grelhas! Use um detergente da loiça (que geralmente é um desengordurante) e deixe actuar durante vários minutos. É importante usar uma escova ou uma esponja macia para não danificar o exaustor. Use sempre água quente para ser mais fácil!

5. Troque o filtro

Se o filtro já não tiver solução possível, troque o filtro do exaustor. Pode encontrar filtros de exaustor universais em quase todas as lojas de electrodomésticos, incluindo Worten, Radio Popular, etc. Basta tirar o actual e substituir pelo novo.

Comentários