Aconselhamento matrimonial: quando procurar ajuda com um terapeuta para casais


Nem sempre é fácil reconhecer que temos problemas na nossa relação a dois. Mas procurar aconselhamento matrimonial para resolver os vossos conflitos pode resolver os problemas na relação – desde que ainda haja carinho e afecto. Veja quando recorrer a uma terapia de casal com um psicólogo (terapeuta matrimonial) ou procurar a aconselhamento matrimonial:


1. Discutem mais do que o habitual e os motivos de conflito são sempre os mesmos (“não quero comprar x ou y”, “usas demasiada electricidade”, “nunca arrumas a casa”, “nunca vais buscar os miúdos à escola”, etc);


2. Sentem-se frustrados, irritados e mal-humorados um com o outro, mesmo que não haja nenhum motivo específico para isso (uma discussão, um problema familiar, etc);


3. Não falam com um o outro, e quando acontece alguma coisa contam primeiro a amigos ou a familiares. Não há a mesma confiança nem empatia do início.


4. Têm interesse em conhecer outras pessoas. Não há problema em olhar para outras pessoas enquanto está numa relação. Mas, se começam a estar dispostos a agir e seguir os vossos instintos, algo está mal.


5. Estão a lidar com um acontecimento traumático, como a doença de um filho, a morte de um filho ou um aborto espontâneo, a morte de um animal de estimação, uma situação de desemprego, ou outro evento traumático.


6. A vossa vida sexual perdeu qualidade, estão juntos com menos frequência e têm dificuldade em entender o parceiro/a. Inventem desculpas para não estarem juntos.

Todos estes sinais revelam que alguma coisa não está a funcionar bem entre o casal. Por isso, procurar aconselhamento matrimonial, ou um terapeuta de casais, pode ser uma grande ajuda. Nas sessões de terapia vão explorar os motivos que vos levaram até esta situação. O terapeuta vai indicar-vos exercícios para recuperarem a confiança e o equilíbrio emocional.

Comentários