Como ajudar os nossos filhos a escolher um curso?



Teste de aptidão/ Testes psico-técnicos


Se os seus filhos estão a ter dificuldade em escolher um curso ou uma área para estudar, pode ser muito útil fazer testes psico-técnicos. Obviamente que um teste não deve decidir o futuro de ninguém, mas pode ser uma boa indicação da direcção a seguir. Se a escola do seu filho não tem um psicólogo para fazer este tipo de testes, clique aqui para encontrar aconselhamento de admissão a faculdades.


Informe-se sobre a empregabilidade


Claro que quer que o seu filho faça uma coisa de que goste, e talvez os seus filhos estejam inclinados para transformar um hobbie numa profissão, mas não pode ignorar a empregabilidade do curso, especialmente se implica um investimento e um grande esforço financeiro da sua parte. As universidades têm de lançar informação sobre a empregabilidade do curso (quantos ex-alunos estão empregados, quantos estão a trabalhar na área), por isso deve ter essa informação em conta.


Informe-se sobre a universidade


Mas tenha em atenção que a empregabilidade não depende só do curso! Por vezes, varia muito de universidade para universidade – basta que uma seja mais reconhecida nessa área para haver mais procura. Por isso, informe-se sobre o ranking da universidade, o departamento que mais lhe interessa, o plano do curso e s professores que lecionam as principais disciplinas.


Procure opções de bolsas


Finalmente, procure opções de bolsas! Com a falta de quartos para estudantes, estudar é cada vez mais caro para as famílias. Por isso, um bom factor de desempate podem ser as bolsas de estudo que há para um determinado curso ou universidade. Informe-se bem sobre as bolsas de estudo, tanto em Portugal como no estrangeiro! Veja aqui mais informação sobre as Bolsas da Gulbenkian e as Bolsas Santander.

Comentários