Doença periodontal em animais: conheça os sinais de alerta




A doença periodontal é um dos problemas de saúde mais comuns em cães em gatos. Estima-se que 8 em 10 animais de estimação sobrem de doença periodontal, com consequências mais ou menos graves consoante a rapidez com que os donos actuam.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é uma doença infecciosa, que se deve à acumulação de placa bacteriana nas gengivas e nos doentes. A doença causa tártaro, que se vai agravando ao longo do tempo e pode mesmo levar à perda do dente. No entanto, o verdadeiro perigo é que essas bactérias entrem no sistema circulatório dos animais, já que podem acabar por afectar órgãos vitais como o coração, os pulmões, os rins e o fígado.

Quais são os sintomas da doença periodontal nos animais?

Se nota estes sintomas no seu cão ou gato, deve procurar um veterinário:

  • Mau hálito: frequentemente, o primeiro sinal de doença periodontal é um mau hálito intenso. Normalmente este hálito nota-se quando está perto do seu animal, especialmente quando boceja ou abre a boca para comer.
  • Tártaro: todos temos tártaro, mas uma limpeza anual no dentista é o suficiente para que não se torne perigoso. Se o seu cão ou gato não gosta de lavar os dentes, é altura de ir ao veterinário. (Se deixar tocar nos dentes, verifique se a textura do dente é áspera, já que isso é um sinal claro de que há um problema.)
  • Alterações nas gengivas: outro sinal de doença periodontal são as alterações nas gengivas. Podem estar inflamadas (mais vermelhas) e com aumento de volume (mais “cheias”) ou, pelo contrário, diminuídas (o animal perdeu gengiva).
  • Dificuldade a comer: muitas vezes, os gatos e cães com doença periodontal começam a ter dificuldade em comer, especialmente a ração seca. Se nota alterações na forma como o seu animal de estimação trinca e engole a comida, é uma boa altura consultar o médico.
  • Dentes a “abanar” ou mandíbula com tremores: se o dente está a “abanar” e a mandíbula parece tremer, precisa mesmo de procurar um médico veterinário.

Comentários