Como aprender francês sozinho

Aprender francês sozinho não é impossível! Deixamos aqui algumas dicas para aprender francês rápido e sozinho.

Comece a usar francês no dia a dia

Comece por usar francês no dia a dia. Procure séries na Netflix, filmes, canais de YouTube, podcasts e artistas musicais para ver e ouvir diariamente. Assim, vai absorvendo novas palavras todos os dias. Também pode instalar apps ou jogos em francês no telemóvel para ir praticando. É importante que o francês faça parte do seu dia a dia e que se vá habituando à sonoridade do idioma.

Procure uma plataforma para aprender francês online

Há várias plataformas, como o Duolingo, o Babbel, o Lingoda, o Word Up ou até o Je Parle Québécois (promovido pela população francófona do Quebec, no Canadá), que permitem treinar o seu vocabulário. Muitas têm também opções pagas, mas pode experimentar a versão gratuita para fazer pequenos treinos todos os dias. Se estiver disposto a pagar por aulas de francês, é preferível procurar explicações de francês, ou aulas de um para um, que correspondem exactamente às suas necessidades e não a um currículo “generalizado” com vocabulário que não precisa para o seu dia a dia.

Leia em francês e faça jogos de palavras

O contacto diário com a língua é essencial para adquirir vocabulário, mas para aprender a escrever correctamente e absorver melhor as regras de gramática precisa de ler francês. Procure jornais e blogs, fóruns online (vale tudo, até o Reddit!) para fazer um exercício de leitura diário. Quando o seu vocabulário permitir, passe para pequenos jogos como palavras-cruzadas para principiantes ou até o Le Mot, a versão francesa do Wordle. Veja aqui uma lista de sites em Francês, organizados por tema, que lhe podem interessar.

Divirta-se!

Se estiver contrariado, não vai conseguir aprender francês. Não se obrigue a ler o ‘Le Monde’ se não gosta de política. Procure sempre conteúdos sobre temas que lhe interessam e que não vão ser uma “seca” para si: vale tudo, até programas de culinária!

Comentários