Quantas em quantas horas devo comer? 4 Mitos


Para emagrecer, precisa de comer de 3 em 3 horas.

Um dos mitos mais conhecidos é que deve comer de 3 em 3 horas. A teoria é que isto acelera o nosso metabolismo e promove a perda de peso. Não há qualquer verdade nisto, e o único motivo para fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas é evitar sentir fome e manter os valores glicémicos contantes (sem picos e sem hipoglicemias graves).

Deve comer 5 a 6 vezes por dia.

Outro mito comum é que precisa de comer 5 ou 6 vezes por dia. E isso faz sentido, se acreditar que deve comer de 3 em 3 horas. Porém, nem sempre essa é a melhor opção. Um estudo em Israel entre diabéticos tipo 2 mostrou que comer 3 vezes por dia resultou em mais perda de pesa do que comer 5-6 vezes.

Não deve comer hidratos de carbono depois das 18H.

“Comer à noite engorda”, “não coma hidratos depois das 18H” ou “coma algo mais leve ao jantar” são frases que já ouvimos centenas de vezes. Contudo, é mito! Pode comer à noite, só precisa de ter a certeza que são alimentos de digestão fácil. Caso contrário, pode ter refluxo gastroesofágico ao fim do dia ou prejudicar a qualidade do sono.

O jejum prolongado ajuda a emagrecer.

Outro mito que se propagou recentemente é que o jejum prolongado ou o jejum intermitente ajuda a emagrecer. Embora o jejum intermitente não faça mal à saúde – os nossos antepassados estavam habituados a ficar em jejum muitas horas – também não ajuda a emagrecer. Se não quer fazer jejum, reparta o total de calorias ao longo do dia.
 
Precisa de ajuda para perder peso? Não sabe como ajustar a sua dieta ao seu corpo e aos seus hábitos? Então, procure um nutricionista em Lisboa ou um nutricionista no Porto e um personal trainer para comer a fazer exercício já.

Comentários