Com educar um cão com problemas de audição



Apesar do preconceito, os animais com problemas de saúde podem ser muito felizes. Não tenha receio de adoptar um cão ou um gato surdo, pois estes animais conseguem ser uma excelente companhia e, com carinho e paciência, também consegue treiná-los. Hoje deixamos algumas dicas para quem não sabe como educar um cão com problemas de audição.

Como educar um cão com problemas de audição?

Não há como negar que educar um cão com “necessidades especiais” tem alguns desafios. Um cão com surdez pode nunca aprender a reconhecer o próprio nome ou os comandos do dono. No entanto, lembre-se que os animais sentem as vibrações, por isso é possível que o seu cão detecte alertas.


É exactamente isso que nos leva ao treino com clicker. O clicker é um pequeno aparelho com um botão. Cada vez que o pressiona, emite um som que o cão deve ser capaz de detectar, desde que não tenha uma surdez profunda. Alguns clickers têm um apontador extensível que pode usar para dar um estímulo visual ao seu cão. Veja aqui algumas boas dicas para o treino com clicker ou procure um treinador de cães em Lisboa.


Os estímulos visuais são outra grande parte do treino. Pode usar cores e luzes para explicar o seu cão o que quer fazer. Por exemplo, pode usar uma luz verde para o cão fazer determinada acção (rebolar, sentar, ir buscar o disco, etc). Sempre que acertar, dê-lhe um snack (reforço positivo). Os donos podem treinar os cães para vir sempre que vêem uma determinada luz ou cor.


Finalmente, temos os gestos. Há muitos cães que vêm quando o dono dá uma palmada na perna, por exemplo. E não, não é apenas devido ao som. O seu cão pode aprender a respeitar determinados gestos, como apontar, pedir a pata ou sinalizar o seu colo. Se está a ter dificuldade em educar o seu cão surdo, procure um treinador de cães.




Comentários