Como limpar e detalhar moedas antigas?



Seja por ter guardado algumas moedas de escudo para recordação, gostar de colecionar moedas antigas ou ter ficado com moedas que eram dos seus avós, talvez tenha moedas para limpar em casa. Mas como é que se limpam as moedas antigas?


Bem, temos más notícias para si. As moedas antigas não se devem limpar para não danificar os materiais. Tentar retirar o ferro das moedas, por exemplo, pode procurar buracos que acabam por estragar a moeda. Na realidade, a limpeza quase sempre desvaloriza a moeda.


Se mesmo assim insistir em limpar as moedas antigas, é preferível procurar um especialista em numismática em vez de a tentar limpar. As moedas devem ser limpas com escovas próprias, iguais às usadas para limpar próteses dentárias ou peças de joalharia.


Em vez de limpar, a melhor sugestão que temos para si é tentar conservá-las da melhor forma possível, para não oxidarem. Tal como as peças de prata e bronze, devem ser guardadas numa caixa, sem estarem expostas ao ar.


A caixa deve ter um tecido suave, talvez aveludado, para proteger os detalhes da moeda. Também nunca deve deixar as moedas expostas à humidade ou deixá-las em contacto com a água. Há algumas caixas de madeira próprias para armazenar moedas. Se quiser ter as moedas expostas, pode utilizar caixas arredondas transparentes ou sacos de âmbar.


Portanto, já sabe: só deve limpar moedas que não tenham valor (monetário ou sentimental). Mesmo assim, sempre com cuidado, com escovas profissionais e que nunca tenham entrado em contacto com a água.
 
Se as limpezas não são a sua especialidade, procure empregadas domésticas no Porto e empregadas domésticas em Lisboa na Fixando e compare orçamentos. Veja as avaliações de clientes anteriores para ter a certeza que está a contratar profissionais de confiança.

Comentários