5 Dicas: treine o seu cão em casa



Muitas pessoas preferem adoptar animais enquanto são pequenos, de modo a conseguirem treiná-los. No entanto, treinar o seu cão em casa não é tão fácil quanto parece.

Primeira dica: Para que possa aprender comandos básicos, como “anda”, “fica” ou “senta”, precisa de seguir uma mecânica de reforços positivos e negativos. Quando o seu cão faz algo correcto, deve dar-lhe um reforço positivo, como um biscoito, um osso, um brinquedo ou festas. Quando se porta mal, deve parar de brincar.

A segunda dica que temos para si é ser consistente. O treino não vai resultar se algumas vezes permitir certas coisas e outras vezes não. Precisa de reagir sempre da mesma forma ao mesmos comportamentos. Isto é ainda mais importante nos comportamentos negativos, que deve repreender imediatamente.

A terceira dica, como muitas pessoas sabem, é começar a treinar o cão desde cedo. Há treinadores de cães em Lisboa capazes de treinar cães de qualquer idade, mas é importante começar logo que o cão chegar a sua casa. Caso contrário, vai adquirir maus hábitos que são difíceis de perder mais tarde.

A quarta dica é não bater no seu cão. Algumas pessoas pensam que “dar uma palmada” é um reforço negativo eficaz no treino para cães, mas só vai destruir a confiança que o seu cão tem em si. Não traia a confiança que já estabeleceu e, em vez de violência, siga as dicas de reforço positivo e negativo que sugerimos acima.

A última dica para treinar o seu cão é habituá-lo a usar a trela. Aprender a não puxar a trela é a melhor forma de garantir a segurança do seu cão durante os passeios.



Comentários