Como reduzir os gastos de electricidade com o ar condicionado?




Aproximadamente 19% dos portugueses tem ar condicionado, embora a percentagem varie segundo a região (no Sul, mais de 40% das casas têm A/C). No entanto, o ar condicionado aumenta significativamente os custos com a electricidade: pode chegar a ser 16% do total. Então, como gastar menos electricidade com o ar condicionado ligado?

Faça uma escolha ponderada entre o ar condicionado portátil ou fixo


Muitos portugueses optam por ar condicionados portáteis, que são fáceis de instalar e podem levar para várias divisões. No entanto, segundo a DECO, os ar condicionados costumam gastar mais energia do que os ar condicionados fixos.


Verifique a classificação energética do aparelho


Se está à procura ou vai trocar de ar condicionado, preste atenção à classificação energética do aparelho. Tal como todos os electrodomésticos, deve preferir os ar condicionados com classificação A ou A+. Opte por equipamentos com modelos split ou inverter, que têm mais eficiência energética.


Instale o ar condicionado no sítio correcto


Se vai trocar a posição do ar condicionado portátil ou instalar um novo ar condicionado fixo, escolha o melhor sítio para o colocar. O ar condicionado deve estar pelo menos a 15 cm do tecto, pouco exposto ao sol e longe de outros electrodomésticos.


Faça a limpeza do ar condicionado e manutenção


Ao longo do tempo, os filtros do ar condicionado acumulam poeira e sujidade. Se estiverem demasiado sujos, o ar condicionado começa a entrar em esforço e acaba por ter de gastar mais energia para obter o mesmo conforto térmico. Veja aqui como limpar os filtros de ar condicionado.


Use o temporizador e o termóstato


Uma maneira de gastar menos electricidade com o ar condicionado é utilizar um temporizador e um termóstato. Isto faz com que o aparelho se desligue automaticamente ao fim de um determinado tempo ou ao atingir uma determinada temperatura, evitando que trabalhe em vão.

Comentários