Certificação Energética: onde pedir?





Se vai alugar ou vender uma casa, precisa de pedir a certificação energética do imóvel. Mas sabe onde pedir o certificado energético?


Na verdade, não há nenhum sítio específico onde se deva dirigir para pedir o certificado energético. Não, nem sequer à loja do cidadão! O certificado energético só pode ser emitido por técnicos certificados pela ADENE. Pode usar este motor de busca para encontrar técnicos de certificação energética no seu concelho. Depois, pode pedir um contacto de qualquer um dos peritos na lista.


Uma alternativa mais rápida é procurar técnicos para emitir o certificado energético na Fixando. O pedido na plataforma é completamente gratuito. Só tem de esperar algumas horas até começar a receber até 5 orçamentos de técnicos de certificação energética na sua zona. Tal como no site da ADENE, os técnicos também vão receber o seu número de telefone para conseguirem entrar em contacto.


Porque é que esta alternativa é mais rápida? Porque, ao contrário do que acontece com muitos serviços de notariado, por exemplo, os certificados energéticos não têm um preço regulado. Cada técnico pode fornecer um orçamento diferente, por isso recomendamos que tenha pelo menos 3 orçamentos dentro da sua zona para comparar.


O objectivo do certificado energético é avaliar a energia que precisa de gastar ao longo do ano para aquecer a casa. Entre outras coisas, os técnicos avaliam o sistema de aquecimento de águas, o isolamento térmico do imóvel (incluindo a eficácia das janelas, o tipo de parede e de cobertura) e o sistema de climatização (se existir). O certificado inclui algumas sugestões para melhorar o desempenho energético.


No entanto, se sabe que a sua casa tem problemas a este nível, também pode procurar o preço de serviços para a casa, avaliar o seu orçamento, e fazer algumas obras que vão valorizar o seu imóvel!

Comentários