Como fazer a limpeza de terrenos passo a passo?




A limpeza de terrenos florestais é obrigatória até dia 15 de março de 2021. Se é proprietário ou usufrutuário de um terreno rural, tem até essa data para cumprir a limpeza de terrenos e o corte de árvores. Portanto, restam-lhe duas opções: ou contata um serviço de limpeza de terrenos, ou faz a limpeza “DIY”. Explicamos como fazer a limpeza dos seus terrenos passo a passo!

  1. Eliminar “combustível”. As copas das árvores, especialmente se estiverem muito próximas, vão vistas como combustível para os fogos. Por isso, deve começar por cortar a copa das árvores: devem estar pelo menos a 4 metros de distância umas das outras, ou 10 metros no caso se serem pinheiros e eucaliptos. Certifique-se que tem o material certo para fazer isto, já que cortar as copas mais altas não é fácil!
  2. Limpar o solo. Depois de podar as árvores e os arbustos, precisa de limpar os galhos, folhas, pinhas e outros “combustíveis” que se acumularam no chão. As ervas no solo precisam de ser cortadas para não ter mais de 20 cm, e os arbustos não podem ultrapassar os 50 cm. Também deve retirar outros materiais inflamáveis que vá encontrando, como sacos plástico, embalagens e letas que tenham vindo arrastadas pelo vento. 
  3. Prepare uma linha corta-fogo à volta das casas. Com os dois primeiros passos, já eliminou os principais riscos a 50 metros à volta das edificações. No entanto, é recomendável construir uma linha “corta-fogo” à volta das casas. A lei já obriga a podar árvores e arbustos a menos de 5 metros (com a excepção das árvores de fruto), mas também é recomendável construir um pavimento corta-fogo de um ou dois metros a toda a volta. Se quiser saber quanto custa fazer estas obras em casa, espreite o preço de serviços para a casa.


Comentários