Como aquecer a sua casa para o Inverno sem gastar muito




Quando chega o Inverno, todos queremos saber a melhor forma de aquecer a casa sem gastar muito. Haverá alguma? Como é que pode poupar dinheiro no aquecimento? Qual é a forma de aquecimento mais eficiente?


A melhor forma de aquecer a sua casa é evitar perdas de energia (algo que também o ajuda a manter a casa mais fresca no Verão, quando liga a ventoinha ou o ar condicionado). Para isso, recomendamos que verifique o certificado energético da sua casa, pois ter´várias sugestões para melhorar a eficiência energética do seu imóvel. Mas, se não tem um certificado à sua disposição, aqui ficam algumas dicas para melhorar o isolamento da sua casa, poupar em aquecimento e aquecer a sua casa no Inverno sem gastar muito.


Melhorar o isolamento das paredes

Muitas casas antigas têm parede dupla em tijolo, o que cria uma caixa de ar. Apesar da caixa de ar ser uma boa protecção, hoje em dia é comum colocar outro tipo de isolantes entre as paredes, como lã mineral ou lã de vidro. Alguns condomínios antigos tentam “dar à volta” com coberturas em capoto. Contudo, também há formas de melhorar o isolamento da sua casa. Pode revestir as paredes exteriores a pladur para colocar uma camada extra de isolamento, por exemplo. No tecto, pode optar pelos tectos falsos (em apartamentos) ou em revestimentos para o telhado (moradias/ últimos andares).


Impermeabilização da casa

O excesso de humidade é um problema muito comum nas casas portuguesas. Se a sua casa também sofre com este flagelo nacional, está na hora de impermeabilizar a sua casa. A impermeabilização de terraços e telhados melhora significativamente o conforto térmico no interior. Por outro lado, também pode optar por tintas hidrófugas, desumidificadores para as casas de banho e quartos interiores para evitar a acumulação de humidade e de bolores. Isto dá sempre uma maior sensação de frio e de desconforto térmico.


Escolher o tipo de aquecimento correcto

Nem todos os aquecedores são iguais. Alguns aquecedores consomem mais energia do que outros, apesar de parecerem uma solução mais rápida para os seus problemas. Os aquecedores eléctricos (como os termoventiladores e os convectores) exigem menos investimento e funcionam de imediato, mas a factura no final do mês é muito mais alta. Geralmente, o aquecimento a lenha (lareira com recuperador de calor) ou as salamandras a pellets têm melhor custo/benefício. Faça a limpeza da chaminé e escolha outro método de aquecimento este Inverno!

Comentários