Vai construir em casa? Veja o mapa topográfico do seu distrito

Um dos factores mais importantes na construção de uma casa é a topografia do terreno. Ou seja, o conjunto das suas características físicas: as medidas e demarcação do terreno (análise planimétrica), assim como a altitude e desnível (análise altimétrica). Sem este levantamento topográfico, é muito difícil para os engenheiros civis determinar onde construir os alicerces e como garantir a segurança dos edifícios adjacentes.


Embora a topografia seja necessária em qualquer obra de construção civil moderna, as cidades Portuguesas obrigam os proprietários a seguir uma série de cuidados. O mapa topográfico de Lisboa, por exemplo, é muito mais acidentado do que o de Berlim - enquanto a maioria das capitais europeias ficam em planícies, a nossa é a “cidade das sete colinas”. Isto faz com que o levantamento topográfico do nosso país tenha que ser especialmente rigoroso.


Claro que já existem mapas topográficos e um levantamento da maioria do território nacional. Pode até ver um mapa topográfico do distrito de Lisboa online. Mas isto não dispensa que o seu terreno em particular seja alvo de um levantamento topográfico antes de iniciar qualquer construção. Se prosseguirmos para norte no mapa, para distritos da Guarda, Viseu, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, marcados pela Meseta Ibérica e pela Serra do Gerês, então torna-se ainda mais óbvia a utilidade da topografia.


Apesar de ser uma ciência desconhecida pela maioria dos Portugueses, os estudos topográficos aprofundados foram imprescindíveis para desenvolver a nossa rede de estradas e autoestradas, a rede de transportes públicos e todas as obras públicas que facilitam o nosso dia-a-dia. Hoje em dia, um estudo topográfico é obrigatório sempre que há projectos para novas construções.


Se está à procura de um topógrafo na sua região, não hesite em procurar topógrafos em Lisboa e em todos os outros distritos nacionais na plataforma Fixando. Trata-se de uma plataforma Portuguesa que reúne dezenas de prestadores de serviços, incluindo topógrafos, e cujo sucesso se está rapidamente a alastrar a países como a Alemanha ou a Suíça.

Comentários