Como comprar imóveis em tempos de pandemia



A pandemia de COVID-19 mudou todos os aspectos da nossa vida. Se estava a pensar em comprar, vender ou alugar uma casa, o mais provável é ter de alterar os seus planos. Mas isto não significa que o mercado imobiliário esteja parado! Com alguma criatividade, pode fazer visitas online a imóveis e comprar casa durante o COVID-19.

Como funcionam as visitas online a imóveis?

O objectivo das visitas online a imóveis é fazê-lo sentir que está na própria casa, ainda que não a possa visitar em pessoa. Na Imovendo, por exemplo, pode agendar visitas online a imóveis em directo via Hangouts com o vendedor (que geralmente é o proprietário da casa). Assim, não tem de sair de casa para visitar um imóvel que lhe interessa e pedir para ver todos os detalhes. Através da Imovendo, os seus contactos não são partilhados com terceiros.


No entanto, esta não é a única maneira de fazer uma visita virtual a imóveis. Alguns vendedores disponibilizam fotografias interactivas com ângulos de 360º, o que lhe permite imaginar a casa em 3D – um upgrade face às fotografias. Outros fazem visitas pré-gravadas com vídeo, para para que possa sentir que está na casa que quer visitar. No entanto, uma apreciação cuidadosa das fotos e da planta da casa devem ser os primeiros indicadores para decidir se vale a pena visitar a casa ou não.


Dicas para fazer uma visita online a uma casa


Lembre-se que as visitas online exigem trabalho ao vendedor ou ao mediador, especialmente se implicar uma deslocação. Não marque visitas apenas por “curiosidade”! Antes da visita, e para aproveitar melhor a ocasião, pense bem em todas as perguntas que quer fazer ao vendedor e todos os pormenores que quer ver. Interessa-lhe ver o estados dos electrodomésticos com cuidado? Ou prefere focar-se na casa de banho ou noutro compartimento que lhe pareceu precisar de obras?


Pode comprar uma casa durante o COVID-19?

Sim. Se a visita online à casa o convencer, e se lhe parecer um bom negócio, pode avançar para um contrato de promessa de compra e venda. Apesar das escrituras estarem temporariamente desmarcadas, os notários estão a voltar ao normal lentamente. Os pedidos de empréstimo também podem ser agilizados remotamente com o seu gestor de conta ou através de plataformas de e-banking.

Comentários