Como ensinar o meu cão a andar com trela




A maior parte dos cães vai passear com trela. Contudo, se não souber como ensinar o seu cão a andar com trela, o mais provável é que esteja sempre a puxá-la e que acabe por se magoar. Para evitar magoar o seu melhor amigo, procure um treino de cães em Lisboa ou siga as nossas dicas para ensinar o seu cão a andar com trela!

Habitue o seu cão à trela.

Se é um cachorro, perfeito. Se é um cão adulto, deve começar a habituá-lo a colocar a trela assim que o recolher e adoptar. O melhor é optar por um trela que se prende à coleira e que tenha um comprimento ajustável. Assim, acaba por nunca prender tanto o movimento do cão e a trela deixa de ser traumática.


Por outro lado, se o seu cão é realmente indisciplinado, vai sempre puxar a trela para o máximo comprimento. Nesse caso, pode ser mais benéfico comprar uma trela com um comprimento fixo e habituá-lo a caminhar sempre junto a si. Assim, mesmo que depois mude de trela, o mais provável é que já não a puxe.

Comece com pequenos passeios

Não leve o seu cão para uma esplanada onde vai estar horas preso à trela! Comece por pequenos passeios, sempre ao seu lado. Quando o seu cão aceitar a trela, recompense-o com um biscoito ou com um brinquedo. Quando a puxar, use um reforço negativo para punir esse comportamento. Pode mandá-lo parar ou sentar, por exemplo.

Uma forma do seu cão respeitar a trela é ir mudando a direcção do passeio e surpreendê-lo. Assim, o cão entende que quem está a controlar o passeio é o dono e vai-se habituando a ser guiado. Se mesmo assim tiver dificuldade em ensinar o seu cão a andar de trela, procure um treinador de cães em Lisboa.

Comentários